quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pedalando na Cozinha V


PEDALANDO NA COZINHA

Chef Roberto Amendoeira e Mayteé Freitas, Nutricionista
Yes! Nós temos Bananas!!!
Sempre ouvi dizer que bananas são ótimas para evitar câimbras, e também que para se obter energia rapidamente, os alimentos ricos em carbohidratos são muito eficientes, bem, se é fato a Nutri vai dizer, mas que a receita desse mês ficou muito especial e é a cara de quem curte pedalar na cozinha, porque além de gostosa, é fácil de fazer e no mínimo, criativa e curiosa

Lasanha de Banana
Rendimento: 4 a 5 porções


Ingredientes:

Massa de Lasanha Fresca                0,5 kg
Mussarela                                           0,4 kg
Banana Nanica                                  8 unidades
Farinha de Trigo                                0,1 kg
Manteiga                                            0,1 kg
Parmesão                                            0,05 kg
Sal                                                      a gosto
Noz Moscada                                   a gosto


Modo de Preparo:

Numa panela, derreta a manteiga e misture a farinha formando uma massinha (o nome é roux, lê-se “rul”, e é uma base para engrossar molhos, espessante, um clássico da gastronomia), junte aos poucos o leite com essa massinha, mexendo sempre pra incorporar e não empelotar.

Com o molho pronto e bem aveludado, tempere com sal e noz moscada. Numa travessa refratária, coloque um pouco do molho, cubra com uma camada de massa, uma de banana, cortada ao meio no sentido do comprimento, cubra com mussarela, repita com outra camada de massa, outra de banana e mais uma de mussarela, finalize cobrindo com a massa e por cima dela use o molho restante, ele irá se acomodar passando pelas frestas e preencherá a travessa.

Obs: Caso o molho tenha empelotado, bata no liquidificador, mas o ideal é que fique liso apenas mexendo com a colher.

Leve ao forno pré aquecido em 180ºC e asse até dourar a superfície. Quando estiver pronta, aguarde pelo menos uns 15 minutos antes de servir, para que ela firme mais, facilitando assim o corte dos pedaços.


Dica da Nutri:

Fato! Além de saborosa e saudável é fonte de vitamina B6, carboidratos e potássio que são importantes na regulação da contração muscular e equilíbrio hídrico durante o exercício. Ela ainda ajuda a promover melhores desempenhos musculares, e é uma das fontes preferidas de carboidratos para antes e após os treinos, ou até mesmo durante o exercício, se houver condições de digestibilidade. É uma ótima opção, pois pode ser facilmente "carregada" para os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.




Informação Nutricional
Porção de 350g (1 pedaço)
Quantidade por porção
Valor calórico
825 Kcal
33%
Carboidratos
108 g
25%
Proteínas
30 g
50%
Gorduras Totais
32 g
52%
Gorduras Saturadas
19 g
51%
Gordura Trans
0 g
0%
Colesterol
98 mg
32%
Fibra Alimentar
2,5 g
10%
Cálcio
436 mg
37%
Ferro
0,6 mg
8%
Sódio
752 mg
32%
Valores de referência com base em dieta de 2.500 Kcal

3 comentários:

  1. Mindu, fantástico o blog! Vou fazer todas as receitas pra ver qualéqueé. Ah, e banana não previne cãibra, é uma lenda urbana. O potássio não tem relação com as cãibras, quem é o culpado por elas é o ATP, ou melhor, a falta dele. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia deve ficar. Que ótima receita. Que farinha devo usar?

    ResponderExcluir